Página inicial Módulo 5 Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8


Introdução | Tarefa | Recursos | Processo | Avaliação | Conclusão

WebQuest - Argumentos Escritos

Introdução

 

Título: Os Maias, obra prima do escritor Eça de Queirós, romance que acompanha três gerações de uma família, trata também um tema que ainda hoje é tabu: o incesto. Pedro da Maia, filho de Afonso da Maia, prognostica a decadência da família quando se apaixona por Maria Monforte, filha de um negreiro, e foge com um amante. Pedro incapaz de ultrapassar o ter sido abandono suicida-se. Este é o trama da intriga secundária, porque a intriga principal gira à volta dos dois netos de Afonso da Maia, Carlos Eduardo e Maria Eduarda, que acabam por viver um romance sem saber que são irmãos.

Subtítulo: Episódios da vida romântica, retrata a sociedade lisboeta do final do século XIX. É na interligação da acção principal com uma sucessão de acontecimentos de âmbito social que proporciona a radiografia da sociedade lisboeta. Esta obra é a expressão do tédio e da decadência nacional, espelho do desânimo da Geração de 70 (1870), transformado no grupo dos "Vencidos da Vida".

Para melhor conhecerdes esta obra prima do realismo português nada melhor do que realizar esta WebQuest. O trabalho que vos proponho é para toda a turma.


Tarefa

O desafio que vos proponho é que vistam a pele de um cineasta e façam o guião para as filmagens de uma curta metragem adaptada da obra Os Maias. E para não desperdiçar o trabalho de criação do guião proponho-vos que produzam o filme que pode ser em formato digital ou analógico (cassete video). Para que este projecto seja exequível todos os alunos deverão dar o seu melhor. Porque a negligência de um pode ser o insucesso de todos. Um por todos, todos por um!

topo


Recursos

Os recursos estão aqui para vos ajudar a resolver as tarefas propostas, assim deverão ler os capítulos da obra que estão on-line. Deverão também ler  a análise da obra para a compreender melhor e executar as tarefas com mais sucesso. Saber fazer um guião não é fácil por isso vos indico um endereço que vos ajudará certamente no vosso trabalho.

Obra Integral

Análise da Obra

Para escrever um Guião

Tornar-se um grande realizador

Plano de cenário

Noções básicas para criação de um Storyboard

Cinema Português

topo


Processo

Para melhor levar a cabo a tarefa proposta cada par vai ler e analisar dois capítulos. De cada capítulo deverá ser feito um resumo e a criação do guião com as falas das personagens e as descrições necessárias à produção do filme. No final não esquecer de fazer por todos os grupos a ficha técnica do filme.

Aspectos a ter em conta na leitura e análise a fazer em cada capítulo:

Capítulo I e II - Descrição do restauro do Ramalhete; História de Afonso da Maia ; A Educação de Pedro da Maia, a paixão e o suicídio. (analepse)

Capítulo III e IV - Educação de Carlos da Maia e de Eusebiozinho (fim da analepse); Projectos de Carlos da Maia, médico, em Lisboa.

 Capítulo V e VI - Os projectos de Carlos e Ega entram em crise; Jantar no Hotel Central (temas discutidos: literatura e crítica literária, as finanças, a história da política), vida social e ...A Deusa.

Capítulo VII e VIII - 3 personagens em evidência: Carlos, Dâmaso e Ega; Carlos e as suas paixões; viagem a Sintra (a busca da felicidade).

Capítulo IX e X - Os espaços e as personagens após a visita a Sintra ( no Ramalhete, em casa dos Cohen, na quinta, na Vila Balzac, no Aterro, em casa dos Gouvarinhos); Carlos, a Gouvarinho e ela; as corridas de cavalos.

Capítulo XI e XII - Carlos em casa de Me. Gomes. Maria Eduarda; da Rua de S. Francisco para os Olivais - a Toca: da declaração ao incesto; jantar na casa dos Gouvarinhos.

Capítulo XIII e XIV - Os lugares que fazem evidenciar as rupturas; Nos Olivais, a Toca indicia a tragédia; acentuam-se comportamentos: Carlos e Maria Eduarda no Ramalhete - a similitude; Carlos, Ega e Castro Gomes no Ramalhete; nos Olivais.

Capítulo XV e XVI - Na Toca: História de Maria Eduarda; na Toca: Carlos e Ega discutem e recordam planos; na Toca: os problemas de "A Corneta do Diabo"; no Grémio: a Política; em casa de Dâmaso; no Ramalhete; no Jornal "ATarde"; O Sarau da Trindade.

Capítulo XVII e XVIII - Dois percursos: o de Ega e o de Carlos; Percurso de Ega, percurso de Carlos; Lisboa Revisitada (10 anos depois) - Carlos e Ega analisam o estado de Lisboa, o Ramalhete em ruína, Portugal em decadência, contradição entre o pensar e o agir.

topo


Avaliação

 A avaliação deste trabalho far-se-á observando esta grelha de avaliação.

Critérios a Avaliar

 

Percentagem

 

Desempenho

em

Grupo

  • Interactividade
  • Responsabilidade
  • Empenho
  • Cumprimento de todas as fases do processo

05%

05%

05%

05%

Produto

Final

  • Pesquisa da informação
  • Selecção da informação
  • Organização da informação
  • Cumprimento das tarefas
  • Conhecimentos apresentados
  • Correcção ortográfica e gramatical
  • Linguagem clara e cuidada
  • Criatividade
  • Aspecto e Apresentação

05%

05%

08%

10%

10%

10%

12%

10%

 10% 

Total

100%
Classificação Cotação%
Não Satisfaz 0-49
Satisfaz 50-70
Bom 71-85
Muito Bom 86-100

topo


Conclusão

Parabéns, por terdes chegado ao fim desta WebQuest!

 

Esta WebQuest levou-vos a analisar o romance Os Maias duma forma criativa e desenvolvendo competências de guionismo e produção cinematográfica importantes. Espero que tenham gostado desta modalidade de ensino/aprendizagem e vos tenha ajudado a desenvolver outras competências individuais necessárias à aprendizagem ao longo da vida.

Tenho a certeza que o vosso trabalho primou pela objectividade e criatividade e que a partir desta WebQuest queiram aprofundar os vossos conhecimentos sobre a obra deste grande escritor português do século XIX.


topo