Curso

 Técnico de Construção Civil

Disciplina

PORTUGUÊS

Ano Curricular

Ano Lectivo

2005/2006

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo nº

5

Designação do Módulo

TEXTOS DOS MEDIA II

Docente

 Adelina Moura

                             

 

Objectivos

Conteúdos Programáticos

Metodologia

Recursos Didáticos

Duração

Avaliação

T

P

▪ Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto

▪ Adequar o discurso à situação comunicativa

▪ Determinar a intencionalidade comunicativa

▪ Apreender os sentidos dos textos

▪ Distinguir factos de sentimentos e de opiniões

▪ Reconhecer formas de persuasão e manipulação

▪ Descrever e interpretar imagens

▪ Reconhecer a dimensão estética e simbólica da língua e da imagem

▪ Identificar a função da imagem relativamente ao texto

▪ Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação

▪ Produzir textos de diferentes matrizes discursivas

▪ Reflectir sobre o funcionamento da língua

▪ Reflectir sobre o papel e as responsabilidades dos media na formação pessoal e social do indivíduo

 

Tipos de Texto:

-Textos dos media:

. artigos de apreciação crítica,

. imagens (função argumentativa e crítica),

 . artigos científicos e técnicos,

. publicidade

 

Funcionamento da Língua

. Fonologia

– Processos fonológicos

. inserção de segmentos

. supressão de segmentos

. alteração de segmentos

. Semântica frásica

– Expressões nominais

. valor dos adjectivos

. Pragmática e Linguística textual

– Texto

. continuidade

. progressão

. coesão

. coerência

– Paratextos

. título

. bibliografia

– Tipologia textual

- protótipos textuais

 

▪ Exercícios de escuta activa

▪ Análise comparativa do tratamento do mesmo assunto em diferentes media e diferentes suportes

▪ Produção de artigos de apreciação crítica

▪ Elaboração de slogans e anúncios publicitários em vários suportes, podendo recorrer à hiperligação

▪ Constituição de dossiers de anúncios publicitários

▪Concurso de anúncios publicitários

▪ Participação no jornal da escola com textos de opinião ou elaboração de um jornal de turma

▪ Prática do funcionamento da língua

▪ Constituição de um ficheiro de tipologias textuais

▪ Diário da Turma

▪ Intercâmbios escolares

▪ Portfolio

▪ Oficina de escrita

 ▪ Contrato de leitura

- Página Web -Fotocópias

- Leitor de CDs

- Projector multimédia

- Computador

-  Internet

 

 

 

21

 

-Diagnóstico

-Formativa

-Trabalho de pares

- Participação nas aulas

-  Contrato de leitura (ao critério do aluno/ turma)

- Leitura expressiva

-  Oficina de escrita

- Teste sumativo.

Curso

 Técnico de Construção Civil

Disciplina

PORTUGUÊS

Ano Curricular

Ano Lectivo

2005/2006

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo nº

6

Designação do Módulo

TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Docente(s)

 Adelina Moura

 

                                         

 

Objectivos

Conteúdos Programáticos

Metodologia

Recursos Didáticos

Duração

Observações

T

P

 ▪Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto

▪ Adequar o discurso à situação comunicativa ▪Determinar a intencionalidade comunicativa  ▪Apreender os sentidos dos textos

▪ Distinguir factos de sentimentos e opiniões ▪ Reconhecer formas de argumentação, persuasão e manipulação

▪ Reconhecer a dimensão estética da língua

▪ Contactar com autores do património cultural nacional e universal

▪ Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação

▪ Produzir textos de matriz argumentativa

▪ Utilizar os conectores lógicos e os argumentativos

▪ Reflectir sobre o funcionamento da língua

▪ Interagir de forma crítica com os temas abordados nos textos

 

Tipos de texto:

. Discurso político

. Sermão de Santo António aos Peixes do Pe António Vieira (excertos)

 

Funcionamento da Língua:

 Fonologia

– frase fonológica

. entoação

. pausa

. Semântica frásica

– Referência e predicação

– Expressões nominais

. valor das orações relativas

. valor referenciais

. Pragmática e Linguística textual

– Texto

. continuidade

. progressão

. coesão

. coerência

– Tipologia textual

. protótipos textuais

– argumentativo

 ▪Exercícios de escuta activa  ▪Produção de textos expositivo-argumentativos  ▪Constituição de um dossier temático de discursos políticos ▪Pesquisa de sítios da Internet de instituições políticas ▪Constituição de ficheiros de autores ▪Elaboração de um protesto/reclamação ▪Pesquisa sobre temas abordados no Sermão

▪Aplicação dos processos utilizados no sermão a temas da actualidade ▪Prática do funcionamento da língua

 

- Página Web

_ Fotocópias

-  Leitor de CDs

Projector multimédia

 _  Computador

 - Internet

 

 

 

27

 

 

Diagnóstico

-Formativa

- Trabalho de pares

- Participação nas aulas

- Contrato de leitura (ao critério do aluno/ turma)

- Leitura expressiva

- Oficina de escrita

-Teste sumativo.

 

 

Curso

 Técnico de Construção Civil

Disciplina

PORTUGUÊS

Ano Curricular

Ano Lectivo

2005/2006

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo nº

7

Designação do Módulo

TEXTOS DE TEATRO I

Docente

 Adelina Moura

                             

 

Objectivos

Conteúdos Programáticos

Metodologia

Recursos Didáticos

Duração

Observações

T

P

 

 

Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto

▪ Adequar o discurso à situação comunicativa

▪ Determinar a intencionalidade comunicativa

▪ Apreender os sentidos dos textos

▪ Distinguir o essencial

do acessório

▪ Aplicar regras de condensação linguística

▪ Reconhecer a dimensão estética da língua

▪ Contactar com autores do património cultural universal

▪ Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação

▪ Produzir textos de diferentes matrizes discursivas

▪ Utilizar os conectores lógicos e os argumentativos

Reflectir sobre o funcionamento da língua

▪ Determinar a influência do passado na sociedade actual, nos seus valores e objectivos

▪ Interagir de forma crítica e criativa com o universo do texto dramático

Tipos de texto:

. Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett (leitura integral)

Funcionamento da Língua:

. Pragmática e Linguística textual

– Interacção discursiva

. força ilocutória

– Processos interpretativos inferenciais

. pressuposição

. implicitação conversacional

– Texto

. continuidade

. progressão

. coesão

. coerência

– Paratextos

. título

. prefácio

. nota de rodapé

. bibliografia

– Tipologia textual

. protótipos textuais

 

-Exercícios de escuta activa

-Dramatização de cenas da peça

Ida ao teatro

-Participação no clube de teatro

-Pesquisa de factos históricos referidos na peça (Alcácer Quibir, personagem Frei Luís de Sousa, a peste vinda da Flandres)

-Pesquisa sobre vestuário usado na época

Pesquisa sobre o autor e a obra

-Constituição de ficheiros/base de dados de autores e personagens

-Transformação do texto dramático em narrativa

- Constituição da biografia de Frei Luís de Sousa

- Prática do funcionamento da língua

 

 

-Página Web

_ Fotocópias

-Leitor de CDs

- Projector multimédia

- Computador

- Internet

 

 

 

24

 

 

-  Diagnóstico

-  Formativa

-  Trabalho de pares

-  Participação nas aulas

-   Contrato de leitura (ao critério do aluno/ turma)

-  Leitura expressiva

-  Oficina de escrita

-  Teste sumativo.

 

Curso

 Técnico de Construção Civil

Disciplina

PORTUGUÊS

Ano Curricular

Ano Lectivo

2005/2006

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo nº

8

Designação do Módulo

TEXTOS NARRATIVOS/DESCRITIVOS E TEXTOS LÍRICOS

Docente

 Adelina Moura

                             

 

Objectivos

Conteúdos Programáticos

Metodologia

Recursos Didáticos

Duração

Observações

T

P

▪ Distinguir a matriz discursiva de vários tipos de texto

▪ Adequar o discurso à situação comunicativa

▪ Apreender os sentidos dos textos

▪ Distinguir o essencial do acessório

▪ Aplicar regras de condensação linguística

▪ Reconhecer a dimensão estética da língua

▪ Contactar com autores do património cultural nacional

▪ Programar a produção da escrita e da oralidade observando as fases de planificação, execução, avaliação

▪ Produzir textos de diferentes matrizes discursivas

▪ Reflectir sobre o funcionamento da língua

▪ Interagir de forma criativa com os universos ficcionais

▪ Interagir com o universo de sensações, emoções, ideias e imagens próprias do discurso poético

 

 

Tipos de texto:

. Um romance de Eça de Queirós (leitura integral)

. Poemas de Cesário Verde

 

Funcionamento da Língua:

 

. Semântica frásica

– Expressões predicativas

. tempo e aspecto

. modalidade

- Pragmática e Linguística textual

– Texto

. continuidade

. coesão

. coerência

. progressão

– Paratextos

. título

. índice

. prefácio

. posfácio

. nota de rodapé

. bibliografia

– Tipologia textual

. protótipos textuais

 - Exercícios de escuta activa

- Pesquisa de caricaturas, desenhos humorísticos e cartoon(s)

- Produção de textos a partir de caricaturas, desenhos humorísticos e cartoon(s)

- Organização de uma exposição com o resultado da pesquisa e os trabalhos realizados

- Elaboração de roteiros de visitas de estudo

Visitas de estudo

- Constituição de ficheiros/base de dados de autores e personagens

- Debates sobre temas abordados no romance

- Dramatização de passagens do romance

- Organização de uma antologia poética

- Sessão de leitura de poesia

- Prática do funcionamento da língua

 

- Página Web

_  Fotocópias

- Leitor de CDs

- Projector multimédia

 - Computador

-  Internet

 

 

 

36

 

 

-  Diagnóstico

-  Formativa

-  Trabalho de pares

- Participação nas aulas

-  Contrato de leitura (ao critério do aluno/ turma)

-  Leitura expressiva

- Oficina de escrita

Teste sumativo