Página inicial Módulo 5 Módulo 6 Módulo 7 Módulo 8

 Texto A

 

MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL "MASS MEDIA"

 Lê este texto

 

   "Mass media" é uma palavra inglesa que significa intermediário ou suporte de massas.

   "Os "mass media" são ao mesmo tempo canais de difusão e meios de  expressão que se dirigem não a um indivíduo personalizado mas a um "público-alvo" definido por características sócio-económicas e culturais, em que todos os receptores são anónimos." (A. Moles, La Communication et les mass media, Gérard-Marabout, 1971.)

  O telefone não entra na categoria dos "mass media", o cinema, a rádio, a televisão, a imprensa, o livro (com algumas reservas), a publicidade mural são "mass media". O teatro, na sua forma social corrente, é-o sob fortes reservas: não existe nele um carácter de amplificação devido ao medium em si, nem ao anonimato do público-alvo.

 

Marc Angenot, Glossário da crítica contemporânea

 Actividade 3

 

PARA UMA LEITURA DO TEXTO

 

COMPREENSÃO DA MENSAGEM

 

1. Por palavras tuas, define mass media.

2. Identifica os receptores dos meios de comunicação social.

3. Enumera os meios de comunicação social.

4. Que meio de comunicação actual não é mencionado neste texto?

 

ESTRUTURA DA LÍNGUA

 

1. Faz o levantamento das palavras esdrúxulas.

 

2. Identifica os estrangeirismos presentes no texto.

3. Relembra a formação das palavras: palavras derivadas por sufixação e prefixação - palavras compostas por aglutinação e justaposição.

3.1. A partir do texto, dá exemplos de palavras compostas e palavras derivadas.

 

4. "O telefone não entra na categoria dos mass media. "

4.1. Faz a decomposição da frase nos seus constituintes fundamentais.

4.2. Identifica o sujeito e o predicado.

4.3. Faz o levantamento dos determinantes que se encontram na frase.

 

5. "... na sua forma social corrente."

5.1. Distingue as subclasses de determinantes que encontras na expressão.

5.2. Identifica os adjectivos.

 Texto B

COMUNICAÇÃO SOCIAL - ARMA SECRETA

 

A comunicação social enche as nossas casas, impede-nos o caminho, ocupa-nos o tempo de lazer ou serve-nos de companhia ao longo da via­gem. Já não somos capazes de viver sem os "mass media"! Já não con­seguimos passar sem o noticiário, as imagens da televisão ou os comentários jornalísticos! A imprensa escrita, a radiodifusão, a televisão e o cinema tornaram-se indispensáveis à vida do homem.

    Com a invenção dos satélites de telecomunicações e com a expansão da informática, os "media" transformaram-se em forças poderosas que não se limitam ao campo meramente informativo, mas tendem a modificar a mentalidade, a cultura e o comportamento do homem. Chegam de todo o lado, invadem o espaço e impõem as suas ideologias e os seus modelos culturais. Por vezes, cortam ou relegam para segundo plano o diálogo entre as pessoas.

Como diz F. Nietzsche, "quando se conhece o leitor, já nada se faz pelo leitor...". E o perigo dos "media" reside no facto de conhecer o leitor ape­nas como ser facilmente influenciável, a quem se deve oferecer tudo o que ele deseja sem qualquer preocupação. Inventam-se novos valores, desper­tam-se novos interesses, criam-se imagens de bem-estar. Por isso, a comu­nicação social começa a levantar problemas ao homem e às próprias instituições. Pelo seu enorme poder e a sua capacidade persuasiva começa a transformar-se na arma secreta de todos aqueles que conseguem ter nas mãos os principais meios de comunicação escrita ou audiovisual.

   Compreender o mundo que nos é oferecido pelos meios de comunicação social é extremamente importante para que continuemos a ser homens individuais, criadores e dotados de uma personalidade própria.

 

 Actividade 4

 

PARA UMA LEITURA DO TEXTO

 

1- COMPREENSÃO DA MENSAGEM

1. A mensagem obedece a uma determinada estrutura das ideias.

1.1. Divide o texto nos seus momentos principais.

1.2. Identifica a ideia de cada um desses momentos.

 

2. "Já não somos capazes de viver sem os mass media."

2.1. Mostra a importância dos meios de comunicação social na vida dos homens.

2.2. Distingue os benefícios e malefícios da dependência da comunicação social.

3. " ... começa a transformar-se na arma secreta..." (linhas 20-21)

3.1. Enumera alguns dos problemas que a comunicação social levanta ao homem.

3.2. Justifica a expressão de que a comunicação social "começa a transformar-se na arma secreta ".

4. Diz algumas medidas que devem ser tomadas para que a comunicação social seja sempre positiva para o homem.

 

5. Repara na pontuação do primeiro parágrafo.

5.1. Interpreta o sentido dessa pontuação, de acordo com a mensagem expressa.

6. Mostra que o texto exprime uma opinião.

 

Actividade Individual  2

 

Tendo em conta a tua própria experiência como consumidor de televisão comenta a seguinte afirmação:

" Tem magia, a televisão. É o mundo em nossa casa."  Fernando Namora

 

 Actividade 5

Procura o máximo possível de palavras para formar um campo lexical de imprensa.

Eu ajudo-te:

jornalista, notícias, anúncio,...

 

 Actividade 6

Vai a esta página e realiza as actividades pedidas


Fontes: Manual - Em Português ensino recorrente, 3º ciclo, de Vasco Moreira e Hilário Pimenta, Porto editora